QUADRISÔNICO

Cultura e vida pop a toda velocidade

10 VJs que até a MTV esqueceu

with 5 comments

Como você bem sabe, um dos segredos da fórmula da juventude da MTV é a mesma de qualquer emissora: contratar novos rostos constantemente. Os VJs – sigla para video-jockeys – entram e saem da MTV tão rapidamente quanto uma música do Ramones. Daí nestes 20 anos, muitos VJs caíram no esquecimento por diversos motivos. Fiz aqui uma seleção.

1) Silvinha Faro: Ficou lá nos anos de 2000 e 2001, com os programas “Resposta”, “Top 10 EUA”, “Supernova” e “Soda Pop”. Bonita, simpática, articulada. Difícil saber porque ela não durou muito tempo na MTV. Talvez porque estreou na mesma época de Sarah Oliveira, que também era uma boa VJ e emplacou no “Disk MTV”.

2) Max Fivelinha: Por muitos anos foi maquiador da MTV até aparecer nos programas “VJ Por Um Dia”, “Em Busca da Fama” e “Ilha das Fivelas”, em meados de 1998 a 2002. Ganhou o apelido por Cazé, que tirava onda das fivelas de cabelo que usava. Até que se saiu bem e tinha seus fãs, mas o fato de já não ser muito novo na época deve ter pesado. Hoje em dia está na Mix TV, com o programa “Mix Fashion Show”.

3) Antônio Ricardo: Esse nem eu me lembrava direito. Foi o idealizador e VJ do primeiro programa da MTV sobre esportes. Nem foi o “MTV Sports”, como muita gente pensa, mas o “Ombak”, em 1991. Hoje em dia é mais conhecido como o diretor do documentário “Fábio Fabuloso”, sobre o surfista Fábio Gouveia.

4) Rita: A MTV teve várias Ritas. Uma foi a modelo Rita Lobo, do “MTV a Go Go”, outra foi ninguém menos que Rita Lee, que em 1990 apresentou o “TVLeeZão”. Mas a Rita a qual me refiro é uma negra que apresentou o programa “Reggae”, em meados de 1991. Pra provar que eu não sonhei com essa moça, que praticamente ninguém lembra, olha ela aí na ótima foto acima da primeira geração de VJs.

5) Bernardo Marinho: Sim, ele mesmo, um dos namorados de Aline na série homônima já foi VJ do “MTV Box” por um curto período em 2007. Não era um mau VJ, mas um pouco perdido e o programa que pegou foi bem inexpressivo.

6) Madame Mim: Uma das apostas da MTV em sua atual fase humorística, a cantora argentina residente no Brasil Madame Mim já vinha com dois pontos contra: era feia e pouco engraçada. Fez em 2008 o “Quinta Categoria” e o “Furfles on the Beach”.

7) Rafael Losso: nem na época eu entendia como esse cara virou VJ. Em 2003, foi um dos vencedores do concurso “Caça VJ” ao lado de Léo Madeira. Daí você entende porque este último continua na TV e Rafa sumiu. É mais lembrado por fazer um dos quadros mais constrangedores desses 20 anos de MTV Brasil, quando – não lembro em qual programa, acho que o “Tribunal de Pequenas Causas Musicais” – interpretava poeticamente uma canção à medida que o clipe da mesma rolava. Na verdade ele continua na emissora, mas atrás da câmera. Até pouco tempo foi co-diretor do “Portal MTV”.

8) Adriane Galisteu e Rafael Ramos: Aqui é um dois-em-um adequado, pois essa improvável dupla – ela, desde sempre apresentadora emergente; ele, cantor da péssima banda Baba Cósmica e produtor de discos – apresentou o “Quiz MTV” em 1998. O pior de tudo é que o programa nem era tão ruim, mas eles não tinham a menor química.

9) Rodrigo “P-Funk” Brandão: VJ de dreadlocks meio sem sal da segunda metade dos anos 90; entrou na emissora na mesma época que Cazé. Não há muita informação sobre ele por aí; lembro que apresentava aqueles programas de blocos de clipes sem nome específico e a última dele foi apresentar o programa de rádio via web “Vitrola Invisível”.

10) Levy: na minha opinião, foi o pior dos piores VJs que a MTV Brasil já teve o desprazer de apresentar. Foi contratado depois que apareceu no programa “VJ por um Dia”, lá por 1999. Apresentou os programas “Em Busca da Fama”, “Álbum MTV”, “Levy e os Jogos Olímpicos” e “MTV na Praia”. Era basicamente um Marcos Mion MUITO piorado: cheio de macaquices, falava mal, zero carisma, zero conteúdo. Felizmente não durou muito, mas infelizmente foi o pontapé inicial dessa tendência da MTV, que dura até hoje, de dar voz a moleques com jeito de gaiatos da quinta série, como Kiabbo, André Vasco, Felipe Solari e Mr. Lúdico. Todos no limbo agora, mas quem será o próximo?

* Menções honrosas: na pesquisa para este blog, lembrei de uma VJ chamada Renata Netto, que trabalhou lá por 1991, mas eu não lembro o programa dela. Vendo esta lista, eu chutaria que foi o “XPO MTV”, do qual sequer lembro sobre o que era. Atualmente Renata está na ESPN. A outra menção é o VJ virtual “Blog”, que surgiu em meados de 2002, quando o termo virou moda, e fazia comentários irônicos sobre clipes na forma de frases na tela.

Pra quem lembra de outros não citados aí, recomendo a página da Wikipedia da MTV Brasil, embora nem a lista de lá esteja completa. Aqui foi só uma pincelada naqueles VJs “que não deram certo”, pois tem muitos outros; alguns já eram famosos antes de chegar na MTV, outros foram já com prazo de validade.

E comentem aí quais são os VJs do limbo que te marcaram de forma positiva ou negativa.

5 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] da foto sensacional dos VJs pioneiros da MTV Brasil neste post? Ela foi postada nessa semana para ilustrar um bom texto de Zeca Camargo sobre os 20 anos da […]

    • a rita apresentadora de reggae da mtv, era minha amiga… morava no rio, na região dos lagos, depois que saiu da tv. ficava em casa qdo vinha a sp, depois nunca mais a vi, foi qdo ficou grávida, meio sem rumo… acho que morava em iguaba, rj… saudade dela

      carmen lucia

      5 janeiro 2011 at 13:52

      • Oi e a Rita Monteiro , ou a Rita do Reggae , nunca gostei muito dessa ideia de nao usar sobrenome, sai da MTV sim mas nunca deixei de trabalhar com midia , morei na regiao dos lagos , mas de la vim pra Londres onde resido ha 10 anos , abri minha produtora chamada dafricaBrazil, no Brasil a midia nao quer os negros , e por isso que ninguem sabe onde fui parar….

        Rita Monteiro

        24 maio 2011 at 11:56

  2. sobre o antonio ricardo vale lembrar que ele e bocão fundaram a revista fluir, e posteriormente o canal woohoo, do qual são diretores e apresentadores até hoje

    augusto sem anjos

    20 outubro 2010 at 15:31

  3. lembrei da primeira leva de vjs (entreguei minha idade), que tinha rodrigo leão e daniela barbieri.

    Olívia Hammes

    4 março 2012 at 23:32


Deixe um comentário